Saramago, autor português, que segundo minhas classificações literárias só não é melhor que Eça de Queiroz. Um gênio do estilo realista.
Falo de Saramago, pois hoje li uma reportagem sobre o seu novo livro - CAIM. Em que, segundo a jornalista o autor recria irônicamente a famosa história dos irmãos Caim e Abel. O primeiro, na visão de Saramago teria um ar "cruel, invejoso e insuportável". Porém, não é para fazer um comentário de uma obra que, ainda, não li que resolvi escrever. Uma frase do autor durante a entrevista chamou muito a minha atenção.
"A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana. Sem a Bíblia, um livro que teve muita influência em nossa cultura e até em nossa maneira de ser, os seres humanos seriam provavelmente melhores."
Será?
Concordo e assino em baixo quando Saramago diz que esse livro Sagrado influênciou o curso da história dos homens ocidentais. Ainda, acredito assim como ele que a Igreja Católica utiliza as palavras desse livro para engessar seus seguidores e fazer que eles obedeçam suas regras de convivência social.
A história nos dá vários exemplos da influência da igreja e do livro que a legitima na ações humanas. Se vermos as Cruzadas teremos como desculpa para a invasão do Oriente a busca pela a manutenção dos restos mortais e do poder do Filho do Senhor.
Na verdade, ao meu ver a Bíblia é um grande instrumento político das igrejas, agora falo de todas as religiões que a utilizam como ferramenta de estudo, para influenciar nas crenças e nas decisões daqueles que acreditam nelas.
A Bíblia é um livro pronto! Mas um livro que conforme a interpretação e importância que se dá pode ajudar nas escolhas dos homens, sejam elas boas ou ruins.
Um livro político, com intuito político, pois os homens são por natureza políticos. Não tenho certeza se seriamos melhores sem ela, e isso ninguem terá certeza, já que não podemos voltar no tempo e não criar uma "homem maravilhoso" que veio ao mundo para nos salvar do que mesmo????
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário